Síntese do video e dos textos:
Frente à
explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes,
a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma
escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de
conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de
atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por
diante. Na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria
prima, tem de assumir um papel muito mais central.
A
tecnologia vem evoluindo assustadoramente e é fundamental conhecer as novas
formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar
conhecimento possibilitando a democracia e a integração social.
A
integração entre tecnologia, linguagem e representações tem papel preponderante
na formação de pessoas melhor qualificadas para o convívio e a atuação na
sociedade, conscientes de seus compromissos para com as transformações de seu
contexto, a valorização humana e a expressão da criatividade.
O acesso às
informações, que são vinculadas em mídias e em diferentes linguagens
possibilita que estejamos imersos na cultura da aldeia global e do mundo
interconectado.
Para que
haja interação é necessário conhecer as especificidades dos recursos da mídia e
incorporá-los nos objetivos didáticos do professor de modo que enriqueça com
novos significados, as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos.
O foco
centra-se mais na formação dos alunos diante das necessidades da sociedade
atual do que na própria tecnologia, mesmo porque tecnologia sozinha não garante
aprendizagem e não opera mudanças na educação. A escola está inserida em um
contexto complexo de relações. Promover mudanças na escola a partir da
introdução das tecnologias, depende de uma série de fatores que
ultrapassam a pura aquisição de
equipamentos ou a capacitação dos professores. É necessário que toda comunidade ( gestores e pais)
acreditem que é necessário a mudança, que participem de sua implementação e
sejam aliados e que também que possam contar com professores que gostem de
desafios.
A internet
é mais valiosa como matéria primada construção do que como mídia. Em vez de
entrar em um ambiente pré-construído, que os alunos construam seu próprio
ambiente; em vez de confiar a um grupo centralizado, a produção do material
didático, que os alunos de forma descentralizada produzam documentação para
ajudar outros alunos; em vez de criar proibições, estimular a responsabilidade
de cada aprendiz; em vez de teste de múltipla escolha, propor formas
alternativas de avaliação qualitativa de projetos e não de pedaços desconexo de
informação.
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