29 de mai. de 2012


Síntese do video e dos textos:
         Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante. Na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria prima, tem de assumir um papel muito mais central.
           A tecnologia vem evoluindo assustadoramente e é fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento possibilitando a democracia e a integração social.
           A integração entre tecnologia, linguagem e representações tem papel preponderante na formação de pessoas melhor qualificadas para o convívio e a atuação na sociedade, conscientes de seus compromissos para com as transformações de seu contexto, a valorização humana e a expressão da criatividade.
        O acesso às informações, que são vinculadas em mídias e em diferentes linguagens possibilita que estejamos imersos na cultura da aldeia global e do mundo interconectado.
        Para que haja interação é necessário conhecer as especificidades dos recursos da mídia e incorporá-los nos objetivos didáticos do professor de modo que enriqueça com novos significados, as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos.
        O foco centra-se mais na formação dos alunos diante das necessidades da sociedade atual do que na própria tecnologia, mesmo porque tecnologia sozinha não garante aprendizagem e não opera mudanças na educação. A escola está inserida em um contexto complexo de relações. Promover mudanças na escola a partir da introdução das tecnologias, depende de uma série de fatores que ultrapassam  a pura aquisição de equipamentos ou a capacitação dos professores. É necessário  que toda comunidade ( gestores e pais) acreditem que é necessário a mudança, que participem de sua implementação e sejam aliados e que também que possam contar com professores que gostem de desafios.
        A internet é mais valiosa como matéria primada construção do que como mídia. Em vez de entrar em um ambiente pré-construído, que os alunos construam seu próprio ambiente; em vez de confiar a um grupo centralizado, a produção do material didático, que os alunos de forma descentralizada produzam documentação para ajudar outros alunos; em vez de criar proibições, estimular a responsabilidade de cada aprendiz; em vez de teste de múltipla escolha, propor formas alternativas de avaliação qualitativa de projetos e não de pedaços desconexo de informação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Seguidores