3 de jun. de 2012


E- PROINFO
Atividade 2.6
Criação de uma atividade para ser desenvolvida na escola.
Cursistas - Roberta e Maria Aparecida Duarte

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos:
v  Pretende-se que a partir da atividade de leitura após cantarmos a música, a letra possa servir de repertório para as produções de texto. Considerando num primeiro momento a letra; espera-se que sejam capazes de parafraseá-la tomando-a como “modelo de escrita”.
v  Os conceitos a serem trabalhados serão coesão e coerência e como procedimentos farão uso dos computadores na sala de informática incluindo projetor e/ou tela interativa possibilitando aos alunos uma interação do grupo com as atividades e também com a máquina. Quanto aos conceitos atitudinais teremos por objetivo a coautoria e a troca de experiências do grupo, com intervenções pontuais dos professores durante  a produção coletiva do texto.
v  As relações estabelecidas com a tecnologia e com colegas ocorrerão a partir da troca de informações sobre o texto e de como operar as ferramentas disponíveis para a realização da proposta desta atividade.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS PARA PRODUCÃO DE TEXTOS
Para a realização da atividade, devem-se seguir algumas etapas:
1º - Levar para a sala de aula uma música que atraia a atenção dos alunos e que
seja bem tranquila. Sugerimos a música O Caderno de Toquinho.
2º - Solicitar aos alunos que ouçam a música assista ao vídeo e escrevam algumas palavras que lhes chamarem a atenção ou que eles mais gostarem.
3º- Após o término da música, pedir aos alunos que leiam as palavras que eles escreveram e comentem o motivo pelo qual escolheram aquelas palavras.
4º- Reescrever as palavras escolhidas em uma folha especial, ou no caderno. Pedir que escrevam outras palavras a partir do campo semântico daquelas que ele escolheu.
Exemplo:
Sol nuvens
azul CÉU estrelas
Lua planetas
5º - Após esta etapa, o aluno deve escolher uma das palavras e seu campo semântico, e criar um parágrafo de mais ou menos cinco linhas empregando estas palavras. Sugerimos que escreva um texto narrativo.
6º- Proporcionar uma roda de leitura onde os alunos devem ler o parágrafo que produziram e comentar.
7º- Este parágrafo pode ser o início do texto (introdução) ou servir como proposta para a produção do texto.



ATIVIDADE 2 :

Será solicitado aos alunos que pesquisem no computador, na sala de informática da escola, a letra da música “O Caderno” de Toquinho. Após ouvirem a música e assistirem ao vídeo (clip) deverão anotar algumas palavras e a analisá-las oralmente.Em seguida a professora pedirá aos alunos que assim,como o compositor imaginou os sentimentos e falas de um caderno, eles também deverão escolher um objeto e imaginar o que ele teria para dizer sobre sua condição: se esta feliz na sua função, se tem reclamações a fazer, seus sentimentos... Enfim, produzir um texto, em 1ª pessoa, no qual o objeto relatasse sua história de vida.
Após a produção dos alunos e reescrita do texto, as produções poderão ser digitadas ou passadas a limpo e expostas na sala ou no mural da escola.
O Caderno
Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)

C)Os recursos necessários para a realização desta atividade serão: os computadores na sala de informática, projetor e/ou a tela interativa conforme disponibilidade de uso na escola,câmera fotográfica.

D) As competências e conhecimentos prévios a serem trabalhados serão; a linguagem oral e escrita; reflexão sobre o uso da língua a partir de um texto já conhecido; considerar a capacidade de uso do texto como fonte significativa de informações.
 
E) Como forma de avaliação fará uma revisão textual a partir das produções dos próprios alunos. Montaremos um painel com as descobertas do grupo.

F) Bibliografia;
www.niceuonline.com.br







http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/397139/gd/1220761117/O-CADERNO-toquinho-mutinho-Versao-ilustrada.jpg

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Seguidores