14 de jun. de 2012


        Desenvolvimento da atividade com a música: “O caderno”-Toquinho

    A aula foi dividida em dois dias. O primeiro dia foi a dinâmica  com o jogo de palavras do mesmo campo semântico.
    No segundo dia retomamos a letra da música com mais ênfase na produção propriamente dita do texto.
    Alguns alunos tiveram dificuldade em compreender o foco, mas com intervenção conseguiram cumprir a proposta de produzir um texto a partir do que lemos na música.
    A forma de apresentação foi clara pois utilizamos recursos (multimídia ou audiovisuais,) a tela interativa, que contribuiu para o enriquecimento da prática de produção de textos. Foram apresentadas aos alunos as propostas da aula, tendo em vista um texto conhecido por eles favorecendo a utilização dos conhecimentos prévios.
    Os alunos conseguiram refletir sobre o uso de vocabulários diferenciados ao produzirem um parágrafo a partir do campo semântico de uma palavra escolhida por eles.
    As dificuldades mais recorrentes foram em sua maioria relacionadas a questões ortográficas e de coesão/coerência.
    O uso de diversos rascunhos e auto revisão dos textos foram bem explorados. Foi gratificante perceber como estas habilidades também puderam ser exercitadas.
    Em apenas uma dupla tiveram divergências que prejudicaram o trabalho  das duas.
    A turma colaborou para o andamento do trabalho e quando forem digitar seus textos na montagem do mural também acreditamos que não teremos problemas.
    As duplas de forma satisfatória  contribuíram uns com os outros, trocaram experiências, deram sugestões e refletiram com a ajuda das professoras na revisão dos textos.
    Nossas turmas são constituídas de 25 alunos em cada sala  e apenas 2 alunos da sala 12 e 4 da sala 10 não atingiram a meta.(Lucas/Antônio, Estéfane/Talita) (Leidiane/Graziele)
    As aprendizagens não previstas que ocorreram  são relacionadas ao conteúdo da escrita (ortografia/gramática). Os alunos puderam usar o texto de um autor conhecido como fonte de pesquisa na produção de seus próprios textos.
    Num primeiro momento os alunos tiveram que ser direcionados pela professora, até que compreendesse o objetivo da atividade. Ao longo da aula interagiram ao cantar a música e não ação de serem escribas e outros co-autores da produção de texto.
    Os equipamentos foram eficazes na realização da atividade e possibilitaram uma inovação no trabalho de leitura e escrita.
    Os programas dos quais fizemos uso funcionaram bem.

                   

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