Desenvolvimento da atividade com
a música: “O caderno”-Toquinho
A aula foi dividida em dois dias. O primeiro dia foi a dinâmica com o jogo de palavras do mesmo campo
semântico.
No segundo dia retomamos a letra da música com mais ênfase na produção
propriamente dita do texto.
Alguns alunos tiveram dificuldade em compreender o foco, mas com
intervenção conseguiram cumprir a proposta de produzir um texto a partir do que
lemos na música.
A forma de apresentação foi clara pois utilizamos recursos (multimídia
ou audiovisuais,) a tela interativa, que contribuiu para o enriquecimento da
prática de produção de textos. Foram apresentadas aos alunos as propostas da
aula, tendo em vista um texto conhecido por eles favorecendo a utilização dos
conhecimentos prévios.
Os alunos conseguiram refletir sobre o uso de vocabulários diferenciados
ao produzirem um parágrafo a partir do campo semântico de uma palavra escolhida
por eles.
As dificuldades mais recorrentes foram em sua maioria relacionadas a
questões ortográficas e de coesão/coerência.
O uso de diversos rascunhos e auto revisão dos textos foram bem
explorados. Foi gratificante perceber como estas habilidades também puderam ser
exercitadas.
Em apenas uma dupla tiveram divergências que prejudicaram o
trabalho das duas.
A turma colaborou para o andamento do trabalho e quando forem digitar
seus textos na montagem do mural também acreditamos que não teremos problemas.
As duplas de forma
satisfatória contribuíram uns com os
outros, trocaram experiências, deram sugestões e refletiram com a ajuda das
professoras na revisão dos textos.
Nossas turmas são constituídas de 25 alunos em cada sala e apenas 2 alunos da sala 12 e 4 da sala 10
não atingiram a meta.(Lucas/Antônio, Estéfane/Talita) (Leidiane/Graziele)
As aprendizagens não previstas que ocorreram são relacionadas ao conteúdo da escrita
(ortografia/gramática). Os alunos puderam usar o texto de um autor conhecido
como fonte de pesquisa na produção de seus próprios textos.
Num primeiro momento os alunos tiveram que ser direcionados pela
professora, até que compreendesse o objetivo da atividade. Ao longo da aula
interagiram ao cantar a música e não ação de serem escribas e outros co-autores
da produção de texto.
Os equipamentos foram eficazes na realização da atividade e
possibilitaram uma inovação no trabalho de leitura e escrita.
Os programas dos quais fizemos uso funcionaram bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário